sábado, 1 de agosto de 2009

TERMOQUÍMICA

Termoquímica é a parte da química que estuda as quantidades de calor liberados ou absorvidos, durante uma reação química.

As reações químicas são classificadas em:

* Reação Endotérmica --> É aquela que absorve calor do meio externo. É necessário fornecer calor.
Ex: fotossíntese (6CO2 + 6H2O + calor -> C6H12O6 + 6O2).





O gelo derretendo também é um exemplo de reação endotérmica, que absorve o calor do meio para derreter.


* Reação Exotérmica--> É aquela que libera calor para o ambiente.
Ex: Queima do gás de cozinha (C3H8 + 5O2 -> 3CO2 + 4H2O + calor).



Calorimetria --> É o estudo e a medição das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante os fenômenos físicos e/ou químicos. Em geral o aparelho usado para realizar tais medições é chamado de calorímetro. A unidade de medida usada para representar os valores medidos pelo calorímetro é a caloria.



Calorímetro de água


O que é uma caloria?



A caloria é uma unidade de energia. Tendemos a associar calorias com alimentos, mas elas se aplicam a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, 4 litros de gasolina (cerca de um galão) contém cerca de 31.000.000 calorias.
Mais especificamente, uma caloria é a quantidade de energia ou calor necessários para levantar a temperatura de 1 grama de água em 1ºC. Uma caloria corresponde a 4,184 joules, uma unidade comum de energia usada em física.
A maioria das pessoas pensa em calorias com relação a alimentação, como quando falam "esta lata de refrigerante contém 200 calorias". Acontece que as calorias expressas nas embalagens são, na verdade, quilocalorias (1.000 calorias = 1 quilocaloria).Uma caloria de alimento contém 4.184 joules. Uma lata de refrigerante com 200 calorias de alimento, contém 200.000 calorias normais, ou 200 quilocalorias.
O mesmo se aplica aos exercícios • quando uma tabela de conversão mostra que você queima cerca de 100 calorias para cada 1,6 metros que você corre, na verdade significa 100 quilocalorias. Neste artigo, quando dissermos "caloria" estaremos falando em "quilocaloria".



Para saber o que as calorias fazem, clique aqui!!

Pessoal, calor e temperatura é a mesma coisa????
Façam uma pesquisa rápida e assistam ao vídeo indicado (http://www.youtube.com/watch?v=mRu4Wdi5lP8) e anotem as suas conclusões.


Para entender o conceito de calor específico dê uma olhadinha no vídeo do youtube http://www.youtube.com/watch?v=J5fst-9I7n8.


Outro vídeo sugerido é: http://www.youtube.com/watch?v=Zv0_ZVzZ3E0 (acesso opcional)


Outro conceito importante em termoquímica é a entalpia!!!

Em termos mais práticos, podemos dizer que: “Em um sistema químico, a energia total (produtos e reagentes) é chamada entalpia e é designada por H”. A variação da entalpia é a medida da quantidade de calor liberada ou absorvida pela reação, a pressão constante; e é dada por:

Estado inicial → Estado final


H1 → H2


∆H = H2 – H1 ou ∆H = HP - HR


onde H1 ou HR é a entalpia do sistema no seu estado inicial (reagente), e H2 ou HP a entalpia do sistema no seu estado final (produto).


Turma, após realizarem a leitura do texto e assistir aos vídeos, responda às questões e deixem como comentário.

1 - O texto ajudou a entender o que é a termoquímica?

2 - Ficou claro a diferença entre reação exotérmica e reação endotérmica? Você consegue pensar em exemplos desses tipos de reações que acontecem no seu dia-a-dia? Anotem pelo menos dois exemplos.

3 - Qual a diferança entre calor e temperatura?

4 - Conseguiram entender o conceito de caloria? Explique.

5 - Qual a fórmula da entalpia?

6 - Os vídeos ajudaram na compreensão do assunto?

Espero que tenha sido divertido... e que tenham aproveitado!!!










quinta-feira, 2 de julho de 2009

Meio ambiente


O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.
Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade “biocultural”. Outra definição sobre o termo “meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia.
Nesta segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Na terceira concepção da palavra, quando falamos em “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem as pesquisas e as ações em prol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.
“Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana : casa, escola, e trabalho. O “meio ambiente” como biosfera surge para explicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a matriz de toda vida.
O termo “meio ambiente” também pode designar um território de uso humano e de demais espécies. Toda pesquisa e educação ambiental deve considerar todos os significados sobre o termo “meio ambiente”.